quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PROGRAMA DE CURSO

DISCIPLINA: Filosofia

PROFESSOR: Newton Marques Peron - newtonmperon@ig.com.br

EMENTA: O curso é uma Introdução à Filosofia para estudantes de ensino médio, propõe introduzir os temas, os conceitos e a História da Filosofia, além dos próprios textos dos filósofos.

OBJETIVOS GERAIS:

- Trabalhar o pensamento lógico e sistemático, a argumentação coesa e a capacidade de expressão, ferramentas indispensáveis à Filosofia.
- Estimular o debate e o pensamento crítico, dando abordagem filosófica a discussões em geral cotidianas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Oferecer subsídios conceituais e lingüísticos para a leitura dos textos dos filósofos.
- Introduzir os temas clássicos da Filosofia, de acordo com a abordagem dos filósofos.
- Apresentar a História da Filosofia como dinâmica, e não meramente cronológica, em que cada filósofo dialoga com os seus antecessores, sem, necessariamente, superá-los ou ficarem aquém de seus mestres.

CALENDÁRIO:

Aula 1 – Introdução: O que é filosofia?

Módulo I – Filosofia Antiga

Política e a Teoria das Idéias

Aula 2 – Platão: Vida e Obra.
Aula 3 – O mito da caverna de Platão
Aula 4 – Leitura de trecho d’A República
Aula 5 – Leitura de trecho d’A República
Aula 6 – Leitura de trecho d’A República
Aula 7 – Avaliação

Módulo II – Filosofia Moderna

Metafísica

Aula 8 – Descartes: Vida e Obra
Aula 9 – A natureza da dúvida de Descartes.
Aula 10 – Leitura de trecho d’As Meditações de Filosofia Primeira
Aula 11 – Leitura de trecho d’As Meditações de Filosofia Primeira
Aula 12 – Leitura de trecho d’As Meditações de Filosofia Primeira
Aula 13 – Avaliação

Ética / Política

Aula 14 – Hobbes: Vida e Obra
Aula 15 – O estado de natureza em Hobbes
Aula 16 – Leitura de trecho de O Leviatã
Aula 17 – Leitura de trecho de O Leviatã
Aula 18 – Leitura de trecho de O Leviatã
Aula 19 – Avaliação

Módulo III – Filosofia Contemporânea

Moral

Aula 21 – Nietzsche: Vida e Obra
Aula 22 – A moral do senhor e a moral do escravo em Nietzsche.
Aula 23 – Leitura de trecho d’ A Genealogia da Moral
Aula 24 – Leitura de trecho d’ A Genealogia da Moral
Aula 25 – Leitura de trecho d’ A Genealogia da Moral
Aula 26 – Avaliação

Aula 27 – Conclusão

METODOLOGIA: Cada aula será a introdução a um tema ou período da filosofia, tendo em vista a perspectiva de um determinado autor. As aulas serão divididas em:

- Aulas de apoio (apresentação de filmes, músicas ou obras literárias que colaborem para a elucidação do tema)
- Aulas de debate (discussão de temas cotidianos que fazem referência ao assunto da aula)
- Aulas expositivas (exposição do pensamento de um filósofo ou de uma corrente filosófica, que ofereça elementos para o tema da aula).
- Aulas de leitura dirigida (leitura explicativa do texto filosófico sobre o tema)
- Aulas de Avaliação.

AVALIAÇÃO: Como estipulado pela direção e com o apoio da maioria dos professores, a avaliação na E. E Manual Albaladejo Fernandes consistirá em:

- freqüência (0 a 2 pontos)
- participação (0 a 2 pontos)
- avaliação bimestral (0 a 6 pontos)

A avaliação de participação consistirá em atividades que valerão 2 pontos, estando cada aluno livre para decidir quantas atividades ele pretende realizar ao longo do bimestre.

* resolução de exercícios que estarão disponíveis no blog ou para fazer cópia no xérox
* versão prévia do texto que deverá ser entregue no final do bimestre
* conversa com o prof. sobre leitura de um dos livros que serão distribuídos pela sec. da educ.
* entrega de uma carta em que você recomende ou não a um amigo um filme que você assistiu das sugestões abaixo.

A avaliação bimestral será basicamente escrita, consistirá em um trabalho ou redação ao fim de cada tema de um módulo. Caso seja necessário, as avaliações serão entregues depois de corrigidas para serem refeitas.


BIBLIOGRAFIA:

Bibliografia Básica:

* DESCARTES, R. Meditações de Filosofia Primeira.
* HOBBES, T. Leviatã
* NIETZSCHE, F. A Genealogia da Moral
* PLATÃO, A República

Bibliografia de Apoio:

* ANTISERI, D. e REALE, G. História da Filosofia, 7 volumes
* ARANHA, M. L. A. e ARRUDA, M. H. P., Filosofando: Introdução à Filosofia
* CHAUÍ, M., Convite à Filosofia
* CHAUÍ, M., Introdução à História da Filosofia, volume 1
* LALANDE, A., Dicionário de Filosofia

Sugestões de Leitura:

* DOSTOIEVSKI, F., O Idiota.
* HESÍODO, Teogonia.
* SHAKESPEARE, W., Rei Lear.

Sugestões de Filmes:

* BRESS, H, GRUBER, J. M. Efeito Borboleta.
* HERZOG, W. O Enigma de Kasper Hauser.
* KUROSAWA, A. O Idiota.
* KUROSAWA, A. Ran.
* MAKHMALBAF, S. A Maçã.
* VON TRIER, L., Dogville.