segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

AULA 1 – O QUE É FILOSOFIA?

“ Simplesmente chegou a hora, para nós, de perguntar o que é filosofia. Nunca havíamos deixado de fazê-lo, e já tínhamos a resposta que não variou: a filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos (...)
(...)
Os conceitos, como veremos, têm necessidade de personagens conceituais que contribuam para sua definição. Amigo é um desses personagens, do qual se diz mesmo que ele testemunha a favor de uma origem grega da filosofia: as outras civilizações tinham Sábios, mas os gregos apresentam esses ‘amigos’ que não são simplesmente sábios mais modestos. Seriam os gregos que teriam sancionado* a morte do Sábio, e o teriam substituído pelos filósofos, os amigos da sabedoria, aqueles que procuram a sabedoria, mas não a possuem formalmente. Mas não haveria somente diferença de grau, como uma escala, entre o filósofo e o sábio: o velho sábio vindo do Oriente pensa talvez por Figura, enquanto o filósofo inventa e pensa o Conceito. A sabedoria mudou muito. Tanto mais difícil tornou-se saber o que significa 'amigo', mesmo e sobretudo entre os gregos. Amigo designaria* uma certa intimidade competente, uma espécie de gosto material e pontencialidade, como aquele do marceneiro com a madeira: o bom marceneiro é, em potencia, madeira, ele é o amigo da madeira? (...)
(...)
O filósofo é amigo do conceito, ele é conceito em potência. Quer dizer que a filosofia não é uma simples arte de formar, de inventar, ou de fabricar conceitos, pois os conceitos não são necessariamente formas, achados ou produtos. A filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos (...)
(...)
Conhecer-se a si mesmo – aprender a pensar – fazer como se nada fosse evidente – espantar-se, ‘estranhar que o ente seja’..., essas determinações* da filosofia e muita outras formam atitudes interessantes, se bem que fatigantes* a longo prazo, mas não constitui uma ocupação bem definida, uma atividade precisa, mesmo de um ponto de vista pedagógico. Pode-se considerar decisiva, ao contrário, a definição de filosofia: conhecimento por puros conceitos.”

Giles Deleuze e Feliz Guattari, O que é filosofia?, págs.9 a 15.

VOCABULÁRIO

* sancionado: aprovado, confirmado.
* designaria: significaria, seria o nome que se dá.
* determinações: definições, explicações.
* fatigantes: que causam fadiga, cansativas.

QUESTÕES

1. Os autores do texto oferecem duas definições de filosofia. Escreve-as.

2. Qual é a explicação que os autores oferecem para abandonar a primeira definição e permanecer com a segunda?

3. Os autores comparam o filósofo com o sábio. Quais são as diferenças entre os dois?

4. Os autores comparam o filósofo com o marceneiro. Quais são as semelhanças entre os dois?

5. No material didático de filosofia de vocês se diz que:
“Marilena Chauí nos dá uma noção inicial de filosofia que é a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceita-los sem antes havê-los investigado e compreendido.”
Essa é a mesma opinião dos autores do texto? Justifique.

6. Você acredita que há apenas uma definição verdadeira de filosofia, ou existe mais do que uma? Justifique.